Negócio Online, o que preciso saber antes de começar?
Se você está pensando em começar o seu primeiro negócio online mas ainda não sabe exatamente como irá fazer isso, neste post vou lhe passar um passo-a-passo de tudo que você precisará saber antes de iniciar esta empolgante jornada.

Negócio Online, o que preciso saber antes de começar?

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Você está pensando em começar o seu primeiro negócio online mas ainda não sabe exatamente como irá fazer isso?

Neste post vou lhe passar um passo-a-passo de tudo que você precisará saber antes de iniciar esta empolgante jornada.

Este é o segundo de uma sequência de artigos que estou escrevendo especialmente para empreendedores iniciantes.

Antes de falarmos sobre os pontos de partida de um negócio online gostaria de lhe indicar o primeiro post desta série, onde explico porque acredito que empreender através da Internet é a melhor maneira de se ganhar dinheiro hoje em dia:

Por que empreender online é a melhor forma de ganhar dinheiro e mudar de vida?

Portanto, se você é um empreendedor experiente saiba que este conteúdo foi pensado para quem ainda está “engatinhando” nesta área.

Mas se você é um empreendedor online iniciante, seja bem-vindo ao mundo dos empreendimentos digitais!

 

Definindo o tipo de negócio online e o nicho.

O primeiro passo que você deve dar é escolher o tipo de negócio e o nicho onde pretende atuar.

Talvez você já tenha um bom produto, uma loja em sua casa ou uma boa ideia de empreendimento, mas resta agora saber se o seu projeto pode se tornar um negócio online rentável.

Para descobrirmos isso vou listar algumas perguntas que podem lhe ajudar à medida que formos avaliando sua proposta de negócio.

Sua ideia de negócio online já existe na Internet?

É bom observar se alguém já está trabalhando online com ideias de negócio semelhantes à sua.

Caso já existam negócios semelhantes e que ofereçam o mesmo serviço ou produto, isto indica que existe uma clientela para a sua nova empresa digital. Este é um fator positivo que pode indicar que sua ideia tem potencial.

No entanto tome muito cuidado com nichos saturados onde existam muitas pessoas ou empresas vendendo produtos semelhantes aos que você pretende vender.

Nestes casos embora a procura seja grande os preços provavelmente são baixos e os vendedores bem competitivos.

As pessoas se interessam pelo seu serviço ou produto?

Ainda que você não encontre pessoas ou empresas na Internet com uma proposta de negócio online semelhante à sua, isso não significa que o seu empreendimento não se encaixe nos moldes dos negócios para a Internet.

Conheço vários casos de pessoas que ficaram milionárias com ideias completamente desprezadas pela maioria como: roupas usadas de brechó, bolinhas de gude, roupas no estilo vintage, tiaras e laços, ingressos para eventos, etc.

Você precisará observar através de pesquisas se as pessoas têm interesse em seu produto ou serviço.

Faça um estudo de Persona ou de Público Alvo antes de escolher o nicho e dar início ao seu negócio.

Você tem condições de entregar o seu produto a qualquer cliente?

Entregar produto vendido pela Internet

Este é um ponto bem relevante que você precisa considerar antes de começar ou não uma empresa online.

Mesmo que o seu produto seja magnífico, se não tiver condições de entregá-lo no prazo e com segurança não prossiga.

Ao longo de vários anos construindo estruturas para negócios na Internet vi muitos empreendimentos fracassarem por terem logística difícil no que se refere a entregas.

Seu produto ou negócio online é escalável?

Quando falamos em negócios para a Internet é preferível que você escolha negócios ou produtos com possibilidades de serem escaláveis.

Ou seja, um negócio digital onde você possa testar inicialmente com baixo custo e depois vá aumentando as vendas repetindo o modelo inicial.

Dificilmente negócios de baixa escalabilidade permanecem muito tempo na Internet.

Se a sua ideia de empreendimento responder positivamente a estas poucas questões provavelmente você tem em mãos um negócio online em potencial.

Confira também estes outros posts que podem lhe ajudar bastante:

Este é o pior erro que um Empreendedor Digital pode cometer

Qual modelo de negócio tem melhores chances de sucesso na Internet? 

 

A estrutura certa para o seu negócio na Internet.

Vou lhe ajudar a escolher a estrutura certa para montar o seu negócio online e evitar um grande erro que boa parte dos empreendedores que estão começando cometem.

Constantemente vejo pessoas empolgadas com o seu novo empreendimento que está fazendo muito sucesso em mídias sociais.

Estas mesmas pessoas parecem muito satisfeitas por conseguirem vender os seus produtos através de páginas, grupos, stories ou outros tipos de recursos oferecidos por estas mídias sociais.

Elas afirmam não precisarem de um site, loja virtual ou blog, porque as mídias lhes proporcionam um bom volume de vendas.

Este é um terrível e grosseiro erro, mídias sociais não são estruturas confiáveis!

Quando você edifica o seu negócio em cima de uma mídia social está construindo em um terreno alheio.

As mídias sociais mandam no tráfego, nas regras de uso das suas páginas e nos seus clientes e produtos. Quando os administradores destes sistemas acharem lucrativo mudar as regras certamente mudarão.

Exemplos de grandes negócios que quebraram por mudanças no Facebook.

Facebook quebra empresas ao mudar o algorítmo

As várias mudanças no algoritmo do Facebook foram responsáveis por levarem a falência empresas milionárias como a Little Things. Esta grande empresa focava em notícias de bem-estar dentro do Facebook.

Como resultado 75% do tráfego orgânico da empresa vindo unicamente do Facebook desapareceu de um dia para o outro. Por causa disso os 12 milhões de seguidores da página passaram a significar praticamente nada!

Hoje o tráfego orgânico dentro do Facebook é mínimo!

Na minha opinião qualquer divulgação dentro desta rede que não seja através de anúncios pagos é quase que irrelevante.

As melhores estruturas para iniciar o seu novo negócio online são: Sites, Blogs ou Lojas Virtuais.

As mídias sociais como Facebook, Instagram, Pinterest e outras plataformas, são ótimas para captar novos clientes e leads. No entanto elas nunca devem ser o centro do seu negócio.

Use estas mídias sociais para levar pessoas para o seu site, blog ou loja virtual. Assim você vai aumentar a visibilidade de sua marca ou autoridade dela.

Assim você estará construindo seu empreendimento em um terreno próprio onde terá controle sobre as mudanças que poderão vir. Este é um dos principais segredos dos grandes negócios na Internet!

Para ler mais sobre isso sugerimos que confira este outro post: Conheça os três segredos dos negócios de maior sucesso na Internet

 

Elaborando um plano completo para seu negócio online.

plano de negócios e modelo de negócio

O ideal é que toda nova empresa na Internet, possua um bom Plano de Negócio.

Além disso é preciso usar um Modelo de Negócio e um Cronograma de Ações com objetivos bem definidos a curto, médio e longo prazo.

Um Plano de Negócio é bastante necessário para deixar bem claro a proposta de negócios da empresa.

Da mesma forma um Modelo de Negócio ajuda a visualizar toda a estratégia, valor, parcerias, gastos e faturamento.

Já o Cronograma de Ações ajuda a entender e medir o que está funcionando. Também ajuda organizar tudo o que precisa ser feito ao longo do tempo.

No entanto o mais relevante em ter tudo isso é poder entender como a sua empresa digital vai se comportar.

Após observar o desempenho durante certo tempo é possível fazer ajustes ou mudanças mais abrangentes.

Outro fator positivo em ter todo um projeto elaborado é a capacidade de entender que tudo tem o seu tempo.

Portanto é muito importante entender que começar um negócio na Internet leva tempo!

Existe todo um processo de construção de marca e autoridade, conquista de tráfego, ranqueamento em mecanismos de pesquisas e vários outros fatores. É aconselhável que tudo isso vá sendo organizado com o passar do tempo.

Na maioria das vezes os novos empreendedores só começam a ter resultados realmente significativos em no mínimo um ano.

Muitos destes empreendedores acabam desistindo exatamente porque não entendem como funciona o processo de construção de um negócio digital. 

 


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