Como construir uma ótima Estratégia de Marketing de Conteúdo?

Como construir uma ótima Estratégia de Marketing de Conteúdo?

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Construir uma boa Estratégia de Marketing de Conteúdo é a mais poderosa e eficiente arma que você poderá usar para captar seguidores para o seu negócio e posteriormente transformar estes seguidores em clientes, podendo aplicar técnicas de funil de vendas, re-marketing e outras maravilhosas ações que farão suas vendas decolarem e seus objetivos para seu empreendimento online serem alcançados.

Mas como montar uma estratégia de Marketing de Conteúdo realmente eficaz para o seu negócio?

Muitas pessoas acreditam que basta apenas encher um site ou blog de conteúdo e seguir à risca algumas aulas e vídeos explicativos de SEO e pronto.

No entanto esta é maneira errada de começar a trabalhar com Marketing de Conteúdo e eu tenho encontrado muitos empreendedores decepcionados ao não obterem os resultados esperados de seus conteúdos otimizados.

Neste artigo tentaremos lançar um pouco de luz neste caminho para que você possa encontrar a direção correta antes mesmo de iniciar a produção do seu conteúdo.

Cada dica que irei dar aqui considero extremamente importante e pode crer que já testei e fiz tudo o que vou mencionar das mais variadas formas possíveis.

Neste outro artigo caso queira conferir temos também outras dicas que podem te esclarecer mais um pouco sobre a organização do seu modelo de negócios antes de começar a construir sua estratégia de Marketing de Conteúdo: Qual modelo de negócio tem melhores chances de sucesso na Internet?

Sua Estratégia de Marketing de Conteúdo deve ser focada em uma Persona ou Público Alvo.

A dica primordial para quem vai começar com uma estratégia de Marketing de Conteúdo para gerar tráfego para seu novo negócio na Internet é se possível logo no início ter um estudo de Persona ou ter definido um Público Alvo.

estratégia de marketing de conteúdo, persona e público alvoNeste caso quero lembrar que “Persona” não é o mesmo que “Público Alvo.” Uma persona é a representação fictícia de um individuo real nos mínimos detalhes que envolvem tanto gostos como comportamentos, dores, problemas, informações demográficas e outros detalhes. Enquanto Público Alvo é trassado de forma mais impessoal simplesmente definindo uma classe social, idade, gostos ou outras informações mais genéricas de forma reduzida.

Geralmente sempre no inicio de um novo negócio na Internet é mais difícil de se construir uma ou mais personas. Já escolher um público alvo pode não ser tão difícil. Por isso é mais fácil começar traçando um Público Alvo e depois transformá-lo em uma ou mais personas com o passar do tempo.

Mas no que isso influencia na Estratégia de Marketing de Conteúdo?

A sua estratégia de Marketing de Conteúdo deve ser direcionada para pessoas que tenham interesse em um determinado conteúdo e estas pessoas também devem se interessar pelo seu produto.

É a Persona e o Público Alvo quem determinam sobre o que falará o conteúdo. O conteúdo deve resolver os problemas e dores destas duas categorias e consequentemente tudo tem que estar ligado ao produto que está sendo vendido ou produzido.

Se eu produzisse videos, posts, audios, eBooks falando sobre moda, minha Persona e Público Alvo deveriam ser pessoas que se interessassem por estas mesmas coisas e meu produto precisaria ser também dentro deste ramo. 

Como encontrar o seu Público Alvo e descobrir o que ele quer?

Muitas pessoas ficam perdidas na hora de construir uma Estratégia de Marketing de Conteúdo exatamente por não conseguirem sequer pensar no conteúdo que vão produzir.

A maioria das pessoas não está procurando produtos para comprar, elas geralmente estão na Internet por alguns poucos motivos e dentre eles os principais são Entretenimento, Relacionamento, Diversão e Informação!

E quando eu falo de entretenimento estou falando em “matar o tempo, ficar atoa.” Querem apenas desligar o seu cérebro e ficar no piloto automático relaxando.

Outros procuram por relacionamento. Querem conversar com pessoas, interagir e fazer novas amizades.

E temos também aqueles que estão na Internet por ela ser a sua fonte principal de diversão.

São pessoas que realmente vibram com cada vídeo, cada post, cada mensagem, cada ideia, tendência ou novo game.

Elas participam de comunidades e giram em torno desse mundo virtual como se ele fosse sua primeira vida!

Por fim temos o resto das pessoas que também estão na Internet por causa do trabalho, estudo, comunicação, compras e vários outros fatores. É assim que o público vai sendo fatiado em nichos e sub nichos.

Estas pessoas estão presentes em redes sociais, sites, plataformas, e-mails etc. Portanto sabendo disso basta agora decidir para que tipo de público você vai preparar o seu conteúdo e se propor a estar presente da melhor maneira possível nos lugares onde este público se concentra.

Procure traçar um perfil de qual tipo de pessoa pode ser um possível comprador do seu produto e comece a trabalhar nas iscas de conteúdo que vão ser sua rede de pesca e o aquário que vai manter o seu público cativo e consumindo tudo que você produz.

Temos um outro artigo aqui no site onde damos dicas valiosas sobre isso caso deseje conferir: Marketing de Conteúdo, atraia mais clientes com o almoço grátis do Marketing Digital.

O que oferecer para o seu público depois de encontrá-lo?

Após encontrar o seu público, entra em cena a sua Estratégia de Marketing de Conteúdo que deve ser construída pensando em qual tipo de conteúdo o seu público gostaria de consumir. 

Produza conteúdo divertido para os que querem diversão. Para os que buscam entretenimento e relacionamento se possível ofereça exatamente o que eles querem.

Quanto aos outros tipos de pessoas que mencionamos que entram na Internet por motivos relacionados ao trabalho, estudo etc. Todos certamente tem um problema e estão procurando uma informação ou solução. Nestes casos conteúdos informativos podem vir a alcançar este tipo de persona e uma boa estratégia de “funil de vendas” pode ir aos poucos transformando estes internautas em visitantes contantes e a medida que descem no funil possíveis compradores.

Caso não consiga criar conteúdo que ofereça a essas pessoas o que elas realmente buscam é provável que mesmo tendo muita coisa pronta online não conseguirá ter sucesso em construir sua audiência, portanto dedique-se muito a essa parte do trabalho para oferecer material de qualidade.

Seu conteúdo deve sempre resolver algum problema, curar alguma dor ou oferecer algum valor totalmente de graça!

Foque no seu público e não no SEO somente…

Na sua Estratégia de Marketing de Conteúdo qualidade deve vir antes de SEO.

Existem muitos blogs esquecidos, canais abandonados sem audiência e perfis em redes sociais completamente sem efeito algum e a causa disso pode ser o fato destas mídias não estarem oferecendo conteúdo de qualidade.

Vejo constantemente agências de conteúdo e experts em SEO falando sobre regras e mais regras e como escrever para agradar os mecanismos de pesquisa, mas o que essas pessoas se esquecem é que precisamos escrever para agradar outras pessoas e convenhamos que ficar contando palavras e repetindo termos de forma enfadonha é bem chato para quem vai ler.

Por incrível que pareça é exatamente aí que muitos pecam! Produzem textos sem alma, ou compram artigos achando que estão fazendo um bom investimento e acabam por não conseguir criar uma imagem, um estilo editorial. Não conseguem engajar pessoas por estarem preocupados somente em obter visitas e construir um tráfego para seu negócio.

É preciso postar conteúdo dos quais você realmente entenda e goste de escrever, ou gravar vídeos sobre esses assuntos, pois assim fica mais fácil de se construir uma autoridade que será realmente apreciada pelos visitantes dos seus canais de tráfego.

Portanto trabalhe o melhor que conseguir o SEO nos textos mas não comprometa suas ideias com isso pois vai ser exatamente a sua capacidade de passar uma ideia no seu conteúdo que vai ser valorizada pelas pessoas!

Lembre-se: Produzir conteúdo todo mundo produz, mas conteúdo de qualidade que se destaque aí já é outra coisa

Aposte em uma Estratégia de Marketing de Conteúdo com conteúdo diversificado e em vários canais.

Outro ponto realmente importante e que deve ser considerado por você ao construir uma Estratégia de Marketing de Conteúdo para o seu negócio na Internet é a diversidade de conteúdo e a difusão dele em vários canais diferentes.

Você precisa realmente estar presente em todos os lugares na Internet e fazer isso logo no início!

Muitas pessoas começam a construir gradativamente seus canais de tráfego, pois querem trabalhar primeiro um canal de tráfego, otimizá-lo e partir para o seguinte.

estratégia de marketing de conteúdo em mídias digitas

Seria bem melhor que você construísse logo todos os canais de uma só vez, mesmo que ainda não tenha como alimentá-los por completo.

Isto te daria garantias de que não vai perder aquele nome de Fanpage porque um menino que gosta de jogos já registrou aquele título que você queria por exemplo. Ou que deixará de ter um blog com o seu domínio porque alguém já registrou antes de você!

Hoje em dia já é bem difícil encontrar um domínio limpo que possa ser trabalhado em todas as redes sociais ao mesmo tempo pois sempre tem alguém usando aquele nome.

No entanto faça as devidas adaptações e marque presença em todos os lugares o quanto antes puder pois cada um desses lugares tem certa quantidade de público diferenciado e uma boa Estratégia de Marketing de Conteúdo que vise alcançar estas pessoas através destas redes com conteúdo diversificado pode fazer milagres pelo seu negócio logo no início.

Conheço gente que usa Facebook mas não usa Instagram. Pessoas que não leem artigos em blogs mas seguem assiduamente canais no YouTube.

Tenho amigos que estão sempre no Twitter e não usam outras redes sociais.

Então se você não estiver presente em todos esses lugares poderá perder clientes em potencial.

Portanto produza esse conteúdo variado adequado a cada canal. Faça vídeos, artigos, posts, memes, trabalhe imagens e fotos, podcasts e tudo que for necessário e assim estará trabalhando seu Marketing de Conteúdo de forma mais eficiente.


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