Qual modelo de negócio tem melhores chances de sucesso na Internet?

Qual modelo de negócio tem melhores chances de sucesso na Internet?

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Hoje com o grande sucesso de vários negócios na Internet, cada vez mais pessoas estão buscando maneiras de empreender online. Até mesmo aqueles que anteriormente sequer pensavam em empreender na Internet estão tentando vender serviços, produtos, ou converter seu negócio físico em um modelo de negócio digital.

A Internet tem se mostrado uma ótima geradora de renda e feito muitos negócios que antes eram lucrativos apenas em uma região geográfica se estenderem para o país inteiro e em alguns casos para o mundo todo!

Acredito que não precisamos mais mencionar que os negócios na Internet são hoje parte integrante do nosso presente e futuro, vieram para ficar e conquistar a cada dia mais espaço.

Como já disse Bill Gates: “Em alguns anos só vão existir dois tipos de empresas: As que fazem negócios pela Internet e as que estão fora dos negócios.”

Mas qual o modelo de negócio ideal para a Internet? Como saber qual a melhor estratégia ou forma de empreender na Rede de Computadores para ganhar muito dinheiro?

Seu Modelo de Negócio na Internet deve se adequar a Web.

Algo que você deve entender antes mesmo de começar qualquer projeto que vá te levar futuramente a construir o seu negócio na Internet é que um empreendimento online é bem diferente de qualquer negócio físico que você já tenha construído anteriormente.

Um negócio na Internet vai te exigir estratégias diferentes, embora sua administração seja bem parecida com a de qualquer outro negócio físico.

Conheço negócios na Internet cujo foco não é estoque, nem mesmo construção do nome da marca, mas focam principalmente em relacionamentos, como é o caso das pessoas que vendem infoprodutos, cursos e outros produtos digitais.

Nestes casos é mais importante construir a reputação da empresa usando a imagem do próprio empreendedor do que evidenciar a tecnologia empregada ou os anos de mercado que a empresa possui, a tradição no atendimento, varejo, etc.

Já no caso dos marketplaces (Americanas, Submarino, Mercado Livre, etc) por exemplo é mais importante a satisfação dos clientes no tocante aos produtos adquiridos pois qualquer comentário negativo sobre o site certamente o colocará na lista negra dos compradores.

Nestes casos a “prova testemunhal” é a espinha dorsal deste tipo de empresa e os testemunhos são a parte mais considerada ao atrair novas compras.

Também temos empresas de vendas de serviços onde o mais importante é o suporte prestado depois da aquisição da compra.

A maioria destas empresas assiste os seus clientes de maneira totalmente remota por estarem em vários lugares do mundo. Nestes casos uma experiência posterior ruim no que se refere a suporte pode significar a mudança da preferência do cliente e como muitas delas trabalham com mensalidades isso seria um desastre.

Embora muitas destas discrepâncias também existam em um negócio físico em um negócio online elas são mais acentuadas.

Para garantir uma presença atraente de seu negócio ou empresa no que se refere a Internet a imponência já não é tão importante!

Na internet não compramos em uma loja por ela ser grande e bonita, compramos porque ela tem um site intuitivo, um amigo nos indicou, estamos vendo pessoas satisfeitas testemunhando, achamos simples e segura, nos passou confiança, etc.

Então os critérios mudam bastante, principalmente porque não estamos pegando o produto nas mãos, ou temos que confiar que uma pessoa que está a quilômetros de distância cumprirá com o que nos prometeu em seu site.

Comece a empreender na Internet com um modelo de negócio simples.

Na realidade não existe um modelo de negócio ideal para a Internet que possua maiores possibilidades de sucesso do que outros, tudo depende do empreendedor que o executa.

Negócios dependem muito do momento em que são concebidos, da quantidade de problemas que eles resolvem e da forma como são executados.

Então nem sempre vai existir o melhor modelo de negócio para se implementar.

Existem muitas variáveis, como o momento que o mercado está passando, a persona que vai ser atingida, a logística empregada, o perfil e capacidade do empreendedor, etc.

Mas uma dica muito importante que quero lhe dar é: Evite negócios complicados e difíceis de serem implementados e geridos!

Ou seja! Opte por um empreendimento com um modelo de negócio simples!

Por que estou dizendo isso?

Quanto mais um negócio for complicado de ser implementado, mais chances de fracasso ele tem!

Além disso a Internet no geral tem evoluído para descomplicar a cada dia mais as coisas para o usuário comum.

Muitas pessoas que anteriormente não faziam parte deste universo tecnológico hoje estão aderindo aos e-Commerce, smartphones, aplicativos de compras e plataformas digitais, etc. Exatamente por conta disso a simplicidade tem sido o foco da maioria das empresas de sucesso.

Então se você tem um modelo de negócio complicado de se implementar é muito provável que não consiga faze-lo ir a diante.

Se está entrando na Internet agora para tentar lucrar ou fazer o nome de sua empresa ser conhecido, tente simplificar ao máximo os seus processos de venda, entrega, atendimento, suporte etc.

Seu modelo de negócio na Internet deve ser abrangente

Nós sabemos que um site é o ponto de partida ideal para a construção de um negócio na Internet. No entanto existem outros pontos igualmente necessários para se garantir o sucesso de seu modelo de negócio ou empreendimento.

O ideal é que você desenvolva um modelo de negócio que faça uso do máximo possível de ferramentas e oportunidades de divulgação que a Internet pode lhe oferecer.

Mesmo que seu foco não sejam vídeos, faça vídeos para seu negócio!

Ainda que não tenha o que postar sobre seus produtos faça posts e matérias em um blog sobre os mesmos.

Apareça em todas as redes sociais possíveis e aproveite qualquer oportunidade gratuita que a Internet lhe proporcione para que o seu empreendimento seja visto e atraia público.

Se possível coloque em seu site ou blog sistemas de atendimento em tempo real ou tickets para responder duvidas de clientes.

Trabalhe o marketing de relacionamento e aposte em comunidades fechadas exclusivas do seu negócio onde possa reunir clientes com o principal intuito de receber feedback e ter acesso aos mesmos quando precisar.

Se possível anuncie seu negócio em sites de marketplaces, sites de classificados, mesmo que tenha que concorrer consigo mesmo pois o lucro destes sites é bem significativo e neles você conseguirá explorar um público que não trabalhou para formar!

Tenha listas de e-mails e área de cadastros em seu site para promoções especiais, ou qualquer outra coisa.

O importante é que você consiga captar os e-mails de seus clientes e gerar uma lista para que possa lucrar com vendas futuras ou lucro residual de suas vendas através de anúncios. Mas muito cuidado ao explorar este tipo de marketing pois ele precisa ser consensual e o cliente deve ter a liberdade de parar de receber seus e-mails quando desejar.

O seu modelo de negócio na Internet precisa priorizar a honestidade.

Um cliente um dia me perguntou se eu o ajudaria a comprar curtidas no Facebook e seguidores no Instagram. Perguntei-lhe o que ele esperava conseguir com esta tal investida?

Ele me disse que isso lhe daria o status necessário para angariar novos clientes.

Em parte, este tipo de atitude pode até dar certo resultado, no entanto é muito mais vantajoso conquistar seguidores e curtidas de pessoas que realmente estão interessadas em seu produto ou serviço, pois após alcançar estas pessoas o impacto no crescimento de seu negócio será real, poderá ser medido e não será somente uma ilusão para manter as aparências.

Além disso é bem provável que um negócio que começou a ser construído na desonestidade continue caminhando por caminhos desonestos.

Este mesmo cliente meses depois me disse que havia comprado listas com mais de 200 mil e-mails pelos quais passaria a divulgar sua empresa diariamente pagando uma taxa fixa por dia.

Ele esperava muitas vendas, mas ao cabo de quatro meses não havia vendido nada!

Este empreendimento em questão quebrou totalmente em menos de um ano e o cliente acabou gastando mais do que gastaria se tivesse investido seu dinheiro em técnicas honestas para promover seu negócio.

Portanto quero deixar algo bem claro: Não vale a pena ser desonesto na Internet!

Cedo ou tarde comentários negativos e denúncias são publicadas.

Pessoas descontentes lhe custarão mais caro do que qualquer investimento que possa fazer e impossibilitarão seu negócio de crescer durante anos ou definitivamente.

Um comentário negativo pode durar quase eternamente na Internet e ser acessado dezenas de anos depois!

Ao construir o seu modelo de negócio na Internet foque na excelência. Procure oferecer exatamente o que as pessoas pediram.

Ao se comprometer com prazos cumpra-os não engane os clientes pois eles falarão depois.

Se oferecer suporte seja bem claro sobre os termos do mesmo.

Perca dinheiro em certos casos se for preciso, mas não perca clientes!

O seu modelo de negócio na Internet precisa focar em oferecer qualidade.

Qualidade é um dos pontos principais para quem pretende criar um negócio na Internet.

Ao pensar em um modelo de negócio online considere a qualidade como o seu objetivo principal a alcançar.

Hoje em dia não somente na Internet, mas em qualquer empreendimento, a qualidade tem sido um importante diferencial. É exatamente este tipo de negócio que as pessoas procuram!

Até mesmo investidores quando vão investir em um produto ou empresa se preocupam em saber qual o diferencial que aquele produto ou empresa vai oferecer aos clientes, quando se adota a qualidade e não simplesmente o lucro como diferencial as possibilidades de ter um negócio lucrativo, escalável e duradouro são enormes, já que na Internet qualidade é algo super importante.

Ter qualidade te leva a ser indicado por pessoas, divulgado gratuitamente em sites e redes sociais e destrói muitas barreiras na hora de conquistar novos clientes pois existirão espalhadas na Internet milhares de pessoas falando bem do seu negócio e gerando muita prova testemunhal e este ponto  destrói qualquer temor de um cliente na hora da compra.

O seu modelo de negócio precisa incluir estratégias de Marketing Digital.

Durante minha carreira de Webmaster trabalhei para muitos clientes que pensavam que bastava colocar no ar um site de sua “famosa loja física localizada na cidade tal” para passarem agora a vender também para todo o pais de maneira online.

Alguns clientes até me diziam: “Não estou preocupado com o marketing, aos poucos as pessoas vão descobrindo nosso site na internet e vamos crescendo lá também! ”

Não preciso dizer que hoje estes clientes odeiam sites e os acham perda de tempo.

Muitos deles afirmam que foi dinheiro jogado fora. Outros mantem seus sites e lojas online apenas como referência para dizerem que estão na Internet.

O maior problema destes clientes foi não saberem trabalhar o marketing digital da sua empresa ou negócio na Internet!

O que vai importar primeiramente quando você inciar um empreendimento online é se as pessoas te encontram! Pois se as pessoas não acharem a sua página ninguém vai comprar de você!

Mas como trabalhar o marketing digital do seu negócio na Internet?

Existem muitas maneiras de se trabalhar a divulgação de uma empresa na internet e boa parte delas é bem diferente das maneiras tradicionais de se divulgar negócios físicos.

Uma importante dica é estar presente em plataformas de mídia social como YouTube, Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn, etc.

Mas não somente estar nestas mídias sociais!

A melhor maneira de promover nelas o seu negócio é por meio de conteúdo de qualidade!

No que se refere a Internet temos uma frase que é a maior sacada que um empreendedor pode ter: “O conteúdo é Rei!”

Ao definir o seu modelo de negócio para a Internet preocupe-se em construir o marketing baseando-se em conteúdo.

Ofereça valor aos seus clientes através de conteúdo que eles possam consumir sem necessariamente comprar o seu produto ou aderir ao seu negócio.

Este tipo de estratégia constrói uma comunidade em torno de seu negócio e você poderá vender qualquer produto posteriormente a estes seguidores.


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